
Cachaça Artesanal
Inspirada nas origens mineiras, desde o nome até a essência, a Espírito de Minas é produzida em uma fazenda colonial na pequena cidade de São Tiago, MG. O processo de produção artesanal segue a risca a receita tradicional da cachaça mineira da mais alta qualidade, resgatando a tradição desde o plantio da cana, passando pela fermentação, com fermento tradicional de antigamente (fubá de milho), até a destilação em alambiques de cobre.
Cana de Açúcar
Sempre em busca de maior qualidade, e não quantidade, a cana de açúcar utilizada na produção da Espírito de Minas é produzida na própria fazenda e colhida manualmente, quando atinge seu estágio ideal de concentração de açúcar.


Cachaça de Coração
Durante a destilação, a cachaça é separada em três partes: cabeça, coração e cauda. Os primeiros litros da destilação resultam na cabeça, parte impura, que é descartada. Em seguida, o coração, parte nobre da cachaça, onde se concentram os melhores aromas e sabores. Por último, a cauda, um líquido mais fraco, que também é descartado.
A Espírito de Minas aproveita apenas a parte mais nobre da destilação, o coração. Mas não basta apenas utilizar o coração, o tamanho do corte é fundamental. Quanto menor o coração, melhor a cachaça.
Toque Final
A Espírito de Minas foi pioneira em envelhecer cachaça em barricas de carvalho, madeira de origem europeia que envelhece os melhores destilados do mundo há séculos.
Na versão tradicional, a Espírito de Minas é uma cachaça macia e levemente amadeirada, envelhecida em barris de carvalho e jequitibá. combinação que resulta em seu sabor inconfundível. Já, a versão Espírito de Minas Ouro, envelhecida em barris de Carvalho selecionados, é uma cachaça com personalidade e presença do carvalho marcante.
